quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Preconceito, Falta de Respeito ou Paranóia?

Hoje diante de uma discussão no Fórum, com a colega Maria da Pena, lembrei-me deste texto recebido por e-mail há alguns meses atrás.

Bolo Nega Maluca

Uma senhora entra numa confeitaria e pede ao balconista um bolo "Nega Maluca".
O balconista diz à cliente que usar o nome "Nega Maluca", hoje em dia, pode dar cadeia, em face de:
Lei Eusébio de Queiroz;
Artigo Quinto da Constituição;
Código Penal;
Código Civil;
Código do Consumidor;
Código Comercial;
Código de Ética;
Moral e Bons Costumes;
Além da Lei 'Maria da Penha’...
A cliente:
- Então meu filho, como peço esse bolo?
O balconista:
- Bolo afro-descendente com problemas mentais.

A primeira coisa que passou pela minha cabeça na época foi:
• “Tem gente que realmente não tem o que fazer."
A segunda coisa que fiz movida pela curiosidade foi:
• Checar sobre as leis e artigos mencionados.
E para minha surpresa tudo condizia com o descrito.
Então a terceira coisa a fazer era:
• Chegar à conclusão que realmente alguém dedicou muito mais tempo do que o que eu tinha imaginado, para pensar em tal texto com 'procedências legais'.
Porém, a pergunta do titulo só veio em minha mente agora. Até onde estamos sendo preconceituosos? Onde inicia a falta de respeito? Ou será que estamos falando tanto em diversidade nos dias de hoje que estamos ficando paranóicos e achando algo errado em tudo? Se tudo isso não passar de paranóia, será que temos que pagar o preço da loucura?
E fico pensando que talvez esse seja o preço para modificar a cultura da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário