domingo, 21 de fevereiro de 2010

I Seminario do Ensino Fundamental Compromisso com a alfabetização

A Prefeitura de Diadema organizou o I Seminário do Ensino Fundamental de 9 anos.
Após três dias de Seminário de muito conteúdo e discussão agradável, refleti sobre a prática educacional de todos os envolvidos na educação.
As palestras presenteadas pelas Profª Auricélia Ribeiro do Nascimento,
Assessora Técnica da Coordenação Geral do Ensino Fundamental - SEB/MEC e
Profª Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva,
Secretária Nacional de Educação Básica do Ministério da Educação, com os temas
"Por que ensino fundamental de 9 anos?" e "O novo ensino fundamental e a prática pedagógica", destacou o quanto é importante o professor saber o que ele precisa alcançar em relação ao seu aluno. O professor deve ter clareza de quais competências o aluno deve atingir ao fim do ano letivo. Ter o Ensino Fundamental com 9 anos em ciclos significa que estamos tendo a oportunidade como educadores de concretizar o trabalho de alfabetização em 600 dias. Digo que a oportunidade é do professor, porque acredito que ele é o maior responsável pela alfabetização ou não do aluno. O aluno não tem a oportunidade de aprender, ele tem o direito de aprender. E o professor tem a obrigação de ensinar. Ele esta ali para isso. É seu dever ensinar ao aluno todo conteúdo programado para o ano letivo. É seu dever dar prioridade ao que
"é básico, necessário, relevante e significativo" (Profª Auricélia). É seu dever ter compromisso com a educação e respeito pelos alunos. É preciso que seja traçado um caminho a percorrer e sempre se policiar para que chegue ao final, dentro do prazo estipulado e com os objetivos alcançados.
"Somos professores de Educação Básica, não podemos nos contentar em ensinar o mínimo. Precisamos oferecer pelo menos o básico." (Profª Auricélia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário